sábado, 2 de junho de 2012

Taxa de variação

As coisas estão sempre em mutação. Uma grandeza, num determinado instante, tem valor y1, e, noutro instante, pode ter valor y2. Assim, podemos pensar na variação de valores, y2 - y1. Quando temos uma grandeza em função de outra, digamos y = f(x), uma variação da grandeza x implica numa variação da grandeza y. A pergunta que é interessante nestes casos é: Como podemos comparar a relação de variação entre as duas grandezas? Uma boa maneira de fazer esta comparação é determinando o valor do quociente,

taxa de variação média = (y2 - y1)/(x2 - x1).

A animação a seguir apresenta o gráfico de uma função. Existem dois pontos sobre este gráfico. Estes pontos também são vértices de um triângulo retângulo. O cateto paralelo ao eixo x representa a variação da variável x, x2 - x1. O cateto paralelo ao eixo y representa a variação da variável y, y2 - y1. Assim, nesta representação geométrica, a taxa de variação média é representada pela inclinação do triângulo.

1) Mova o ponto vermelho e veja como a forma do triângulo varia. Isto significa que a taxa de variação muda de acordo com o ponto vermelho. Você consegue perceber quando a taxa de variação média é maior, ou menor, ou negativa? Veja a forma do triângulo.
2) Existe algum período de variação de x onde a taxa de variação média fique constante? O visitante pode mover o ponto vermelho e deve perceber que isto não acontece.
3) A animação permite que se mude o aspecto da curva. Para isto, mova o ponto botão seletor, à direita e no alto da animação. Repita as experiências dos itens 1) e 2) para outras curvas.
4) Mova o botão seletor para a direita, até aparecer o valor 1. O gráfico agora é uma curva? Repita as experiências dos itens 1) e 2) para a reta.

GeoGebra Planilha dinâmica
This is a Java Applet created using GeoGebra from www.geogebra.org - it looks like you don't have Java installed, please go to www.java.com
Ion Moutinho, Criado com GeoGebra

Pergunta: A forma de um triângulo retângulo com catetos determinados pelas variações das grandezas indica como é a taxa de variação média de uma função. À medida que movemos o ponto vermelho, a forma deste triângulo pode mudar. Quando a forma do triângulo é mantida ao longo da mudança do ponto vermelho?

Conclusão: A função cujo gráfico é uma reta tem uma característica bastante particular. É a única função que apresenta uma taxa de variação média constante.

Um comentário:

  1. Muito interessante a ideia de utilizar esse tipo de atividade onde o usuário pode fazer movimentações para chegar a determinadas conclusões.

    ResponderExcluir